Shaman

Shaman é o jogador que ajuda os outros ratos a coletar os queijos e retornar para a toca. Cada rodada é eleito um Shaman baseando-se quantidade de pontos dos jogadores da rodada anterior. O jogador de maior pontuação da sala será o escolhido para ser o shaman. Em algumas rodadas, podem ser eleitos 2 shamans.

O shaman pode invocar vários itens e construções para auxiliar os ratos a pegar os queijos. Ele pode fazer pontes, elevadores, blocos, balões, etc. O objetivo principal do shaman é ajudar os outros ratos, porém algumas vezes o shaman simplesmente decide matar seus discípulos.

A cada rato que entra na toca, o shaman ganha um rato salvo. Quanto maior a quantidade de ratos salvos, maior será o título de shaman do jogador.

Tipos

Existem três tipos de shaman no Transformice, o shaman no modo normal, hard mode e divine mode.

Modo normal

É o shaman normal que todo rato pode jogar. Pode conjurar os itens básicos de um shaman.

Hard Mode

O Shaman Hard Mode (Modo Difícil) permite que o shaman crie um totem que é uma construção pré-construída. Nesta opção você não pode conjurar pregos vermelhos e espíritos por exemplo.

Para ativar o Hard Mode, o jogador precisa salvar 1000 ratos.

Divine Mode

O Divine Mode é ativado depois que são salvados 5000 ratos. Nesta modalidade, o shaman não pode conjurar pregos. Somente conta com o prego azul e espírito.

Itens

Os itens que podem ser conjurados por um shaman são:

  • Balão: Ajuda os outros ratos a chegarem em outro lugar. Geralmente, um lugar mais alto. Pode ser sólido ou não.
  • Bigorna: Um item pesado para ajudar na construção de algo ou para impedir ou dificultar a passagem de ratos. São necessários três ratos para mover uma bigorna.
  • Bola: Podem ser usadas para impulsionar os ratos para um lugar mais alto. Se colocada no final de uma rampa, pode servir como trampolim.
  • Bola de canhão: É uma bola preta pesada que é disparada com força para onde o shaman estiver apontando. Tem o mesmo peso de uma bigorna e geralmente são utilizados para mover alguns objetos e matar ratos desobedientes que não entram na toca ou que estejam parados.
  • Caixa grande: Serve como peso, para fazer pontes e construir trampolins.
  • Caixa pequena: Pouco usada por não ter um peso considerável.
  • Espírito: Usado para impulsionar o próprio shaman ou outros ratos para um lugar qualquer. Pode ser utilizado em qualquer parte da tela.
  • Seta: Serve para indicar um lugar ou objeto para os ratos. Muitas vezes, o shaman usa a seta para indicar o caminho mais fácil para se chegar à toca.
  • Portais: Utilizado para ligar dois pontos distantes do mapa. Tudo que entra em um portal, sai no outro. Existe um portal azul e outro portal laranja.
  • Runa – Por usar uma força, ela pode ajudar a empurrar os ratos para cima ou pros lados se for apertado espaço (deixa a runa sólida).
  • Tábuas grandes e pequenas: Utilizado para construir objetos em geral. É um item primordial para a construção de pontes.
  • Trampolim: É uma armação com revestimento de silicone por cima. Este silicone tem uma restituição que faz com que os ratos e objetos que toquem sejam jogados com a mesma força para o alto. Não vem em todos os mapas.

Controles

O shaman tem controles e comandos diferentes de um rato normal. Esses controles ajudam a criar e modificar objetos no mapa. Os controles de um shaman são:

  • Z, X, Shift, Ctrl e a roda do mouse: Rotaciona os objetos para direita ou esquerda.
  • B: Esta tecla coloca um prego vermelho que se prende ao plano de fundo do mapa (é um prego totalmente fixo) e pode ser usado para prender em outras coisas.
  • C: Esta tecla coloca um prego amarelo que é meio solto (mas não totalmente). Pode ser usado para ligar objetos que se movimentam, para fazer uma ponte por exemplo.
  • V: Esta tecla coloca um prego verde que é totalmente solto (que gira quando colocado). Pode ser usado para ligar objetos que se movimentam, mas não firmeza à eles.
  • N: Esta tecla coloca um prego verde que gira no sentido horário. Pode ser usado para ligar objetos e levantá-los.
  • J: Mesma função do N só que no sentido anti-horário
  • Espaço: Esta tecla converte o objeto em um objeto transparente, isto é, os ratos passam por ela, mas outros objetos não.
  • 1: Conjura uma seta.
  • 2: Conjura um espírito.
  • 3: Criar balões.
  • 5: Conjurar uma caixa pequena.
  • 6: Conjurar uma caixa grande.
  • 7: Invocar uma bigorna.
  • 8: Conjurar uma bola.
  • 9: Criar uma tábua grande.